Saiba mais sobre como usar o Instagram Shop no seu e-commerce

Recentemente o Instagram disponibilizou para os perfis brasileiros o Instagram Shop.

A nova funcionalidade veio para alegrar ~ e facilitar a vida de quem tem loja virtual – e/ou trabalha com marketing digital / social media para e-commerce, já que até então a plataforma não permitia links clicáveis nas legendas das publicações.

Agora, as empresas que tiverem e-commerce ou Facebook Shop e um perfil comercial no Instagram, podem marcar seus produtos com uma tag, similar a de marcar amigos nas fotos, e sem pagar nada por isso.  Com isso, o usuário já fica sabendo sobre preço e pode clicar para fazer a compra. Para os seguidores também fica mais fácil. Eles não vão precisar perguntar o nome e preço de um produto, nem onde vende.

 

Instagram Shop – O fim do #linknabio pra quem tem loja virtual

 

Como fazer para habilitar o Instagram Shop?

Ainda em período de testes, a ferramenta ainda não está disponível para todas as contas. Mas já estamos usando para alguns clientes e vamos compartilhar aqui algumas indicações iniciais.

Para começar a sua conta precisa estar aprovada para usar o recurso Compras no Instagram. Como assim? Além de ter perfil comercial no Instagram, você precisa ter uma fanpage no Facebook com produtos cadastrados. Além disso, é preciso ter um e-commerce para que o cliente acesse diretamente a página do produto. E é aí que entra a parte mais complicadinha e trabalhosa: você vai precisar cadastrar os produtos primeiro no Facebook, um a um, com os links corretos de seu e-commerce, para que a compra seja finalizada corretamente.

 

Como adicionar os produtos cadastrados na Loja Facebook no seu Instagram:

  1. Acessar o seu perfil do Instagram  
  2. Clique em Opções
  3. Na seção Configurações do negócio, procure a opção Compras
  4. *Se não estiver disponível, você ainda não fez as etapas acima, ou sua conta não está liberada.
  5. Selecione um catálogo de produtos para conectar ao seu perfil do Instagram
  6. Toque em Concluir 🙂
  7. Pronto! Agora, nas opções de marcação/tag, além de pessoas aparece também aparecerá produtos. Você conseguirá marcar produtos em todas as suas publicações (tanto as novas e existentes) com seu perfil comercial do Instagram.

 

Obs.: a gente testou por aqui e percebemos que para que os produtos marcados apareçam em seu perfil do Instagram, é preciso que pelo menos 9 fotos sejam marcadas. Sendo que em cada publicação conseguimos marcar até 5 produtos. Se for em modo carrossel, até 20 🙂

 


 

Se você é um profissional ou uma empresa e precisa de uma ajudinha na hora de fazer a sua estratégia no Instagram Shop, fale comigo! Com a Nico, presto consultorias e cursos para profissionais autônomos e empresas. Vai ser um prazer te ajudar a conseguir novos negócios!

Postar um comentário