O que é Marketing para pequenas empresas?

O marketing entrou na minha vida há mais ou menos 10 anos atrás, quando decidi estudar Comunicação na ESPM. Lá, a graduação em Publicidade e Propaganda tem ênfase em Marketing, e pode-se optar pelo foco em criação ou planejamento. Eu escolhi o planejamento.

 

De lá pra cá aprendi e evolui muito meu conhecimento sobre marketing, pude aplicá-lo em muitas empresas, de diversos segmentos e portes, e entender algumas coisas que quero compartilhar com vocês.

 

1. Marketing não é só comunicação

Marketing tem a ver com estratégia de negócio, que inclui sim a comunicação, mas também todo o resto: o que você vende, como você vende, onde você vende, como você divulga, etc, etc… Não é “só” comunicação, como MUITOS PENSAM. É o todo do negócio. Da mesma forma, está errado falar que marketing é publicidade. Ou que comunicação é publicidade. Publicidade é tudo o que é falado sobre a sua empresa, sem que você tenha que pagar efetivamente por isso, a “mídia de graça”.

Independente de como a gente quer chamar, isso quer dizer que na prática TODAS AS EMPRESAS aplicam o marketing, mesmo que de forma errada ou desorganizada.

E é aí que entra a ideia do marketing como disciplina, como área: entender a empresa, pensar em estratégias e aprender a organizar todas as ideias de forma coerente, com objetivos, com planejamento e mensuração de resultados.

Em muitas empresas a área do marketing está junto com a comercial, e realmente o que se faz é focado para venda e relacionamento com os clientes. Pode ser daí que venha toda essa confusão. E também, a maioria dos fracassos. Sem entender o produto/serviço, sem pesquisar, entender o cliente, revisar estratégias de atendimento, serviço, produtos, preço… o acerto em estratégias de marketing com foco pra venda pode ser um mero acaso.

 

2. Marketing na teoria é BEM diferente da prática

INFELIZMENTE muita coisa que se aprende fica na teoria. Eu perdi as contas de quantos cursos, livros, artigos eu já li sobre marketing e estratégia e quantas vezes tentei seguir a “receita de bolo” até o fim sem ter êxito. Na prática, e principalmente no contexto que eu atuo – pequenas empresas, muita coisa que a gente aprende em marketing fica apenas no sonho.

No final das contas o que todo mundo precisa no final do mês é “pagar as contas”, então muita coisa fica pela metade. Muita ação muda do dia para a noite, muita ideia nova pode surgir sem planejar, muita coisa pode dar errado, ou muitas podem dar certo sem mensurar. Tudo isso misturado com pouca verba, pouco tempo e – principalmente – com pouca equipe pra pensar e executar. Eu diria que boa parte das pequenas empresas, talvez a grande maioria, não tem um setor pra pensar o marketing, nem uma agência ou assessoria, ou mesmo um TEMPO para dedicar exclusivamente pra isso.

Ou se tem, pensa o marketing como comunicação e divulgação. Já ouvi de muitos profissionais que se vendem como “marketing” e estrategistas por aí falarem isso.

 

3. Conseguir bons resultados de marketing não é fácil!

O marketing é incansável e nunca pára. E não tem fórmula perfeita. É criar, é organizar, é executar, é acompanhar os resultados. É errar, aprender, tentar de novo e acertar. Principalmente agora, com todos os novos recursos de comunicação e tecnologia que surgem e acabam do dia pra noite, a roda literalmente não pára. É a estratégia de conteúdo, é o post exclusivo pro feed do Instagram, outro pros Stories, é atender bem o cliente na loja, no telefone, no e-mail, é descobrir um novo produto, é responder no WhatsApp, é aprender sobre WhatsApp business, é treinar bem a equipe, é vender e bater as metas…

Não é fácil. E principalmente pra nós, que somos 99% das empresas do país e que, de novo, temos pouca verba, poucas pessoas e não dedicamos o tempo suficiente pra isso.

 

 

O marketing para pequenas empresas é isso. Meus parabéns a todos que trabalham com essa realidade e mesmo assim conseguem ser criativos com o que tem, se superar e realizar!

 

Um forte abraço e até mais!

Postar um comentário