O que é o Instagram TV e o que muda no marketing digital

Esta semana o Instagram divulgou a sua mais nova funcionalidade: o Instagram TV / IG TV, que promete ser um forte concorrente do Youtube.

A gente testou por aqui e compartilhamos nossas impressões e insights sobre o que muda para nossas estratégias de marketing digital. Depois me falem o que vocês acharam.

 

1. Vídeos mais longos no Instagram

Com IG TV você pode postar vídeos mais longos, de até 1h de duração. Ou seja, não vai precisar “mandar” os seguidores pro Youtube, ou pra “bio”, pra “sairem” do Instagram e assistir vídeos. Lembrando que até então os vídeos do feed suportam até 30′, e os do Stories 15′.

 

2. Você também vai ter um canal no Instagram

Pra postar um vídeo no Instagram TV é necessário ter um canal. E isso é automático e super fácil de fazer. O acesso para esse canal vai ficar visível no perfil do Instagram, ao lado dos destaques do stories, e também pode ser enviado via link. Todos podem ter um canal no IG TV, e não apenas celebridades, como já li em outros blogs.

 

3. Você vai ter que pensar em gravar vídeos para MOBILE, na vertical

Ou seja, na hora de gravar e editar os vídeos, vai ter que ter um penso a mais por isso. Aparentemente os vídeos postados no IG TV não se adaptam se viramos o celular na horizontal.

 

4. Você pode compartilhar com o Facebook e isso facilita muito

Fica mais fácil na hora de inserir um vídeo longo nas duas mídias, né?!

O stories também está com esse recurso!

5. As pessoas recebem uma notificação super chamativa quando você posta um novo vídeo

Já é de praxe. Pra estimular as pessoas a utilizarem seus recursos (minha teoria), as notificações dessas novidades são sempre as mais visíveis. A do IG TV aparece logo que os usuários acessam o perfil do IG, toda colorida.

 

Na notificação aparece o nome do canal e o título do vídeo. Notem que não tem espaço pra nomes longos, certo?

 

6. Ninguém tá usando então você vai inovar

E de sobra, ganhar mais visibilidade (item 5). É só inovar!

 

Na minha opinião vai demorar algum tempo pra IG TV virar de fato um “substituto” do Youtube. Achei ruim a navegação, não curti do formato do vídeo poder ser só vertical – ele fica “escravo do Instagram”, e também achei péssimo a questão de busca de vídeos.

A busca não pega palavras chaves, e sim apenas o nome do canal, o nome de usuário da conta. Não interessa muito como você vai colocar o seu título, descrição, etc. Vai priorizar contas com mais seguidores…

E vocês, o que acharam?

Postar um comentário