Naming: o que pensar na hora de criar o nome da sua empresa

Uma das primeiras preocupações que surgem quando vamos abrir um novo negócio é pensar em como vamos chamá-lo. O nome de uma empresa diz muito sobre o tipo de negócio, sobre o preço, o público, e vai acompanhá-lo por anos e anos. Por isso, além de ser único, ele deve ser pensado de forma estratégica.

 

O naming é um serviço que faz parte da Identidade Visual / Branding que oferecemos aqui na Nico, e significa o processo pra nomear uma marca, empresa, produto ou serviço. É um trabalho que exige não só criatividade, mas conhecimento de mercado e também algumas informações jurídicas.

 


 

A seguir, compartilho algumas questões que vão ajudar vocês na hora de pensar no nome da sua empresa.

 

1. O nome é fácil?

De nada adianta criar um nome de produto ou serviço, que só os donos da empresa conseguem pronunciar e escrever. E isso é muito comum de acontecer. De preferência, pense em nomes curtos, fáceis de ler, de ouvir, de entender, de falar, de escrever… Se a empresa for no Brasil, pense em um nome em português e que não tenha acentuação. Isso dificulta muito na hora do marketing digital, na criação de e-mails, urls…

 

2. Alguém já usa esse nome?

Essa é uma questão muito importante. É muito comum que existam empresas com os mesmos nomes. Afinal, as palavras são finitas. Eu não vejo problema, por exemplo, quando for uma empresa de serviço, de outro mercado. Ex: Nico. É a abreviação do meu nome, Nicole, e é usado por muitas pessoas e empresas. Mas nenhuma de grande porte, registrada, do mesmo mercado – comunicação, da mesma cidade, Porto Alegre, nem com a proposta que eu me proponho a trabalhar, assessoria de comunicação. E se me fosse solicitado para mudar, não é o tipo de mudança que vá afetar o meu negócio, que é um serviço praticamente digital. Então, tudo bem.

O que temos que pensar é se esse nome já está registrado e o seu tipo de negócio (item 3).

Não podemos usar nomes de empresas já registradas, pois corremos o risco de sermos obrigados a mudarmos tudo (!), ou ainda sermos processados e pagar por danos. Se você desconhece o uso do nome, é preciso pesquisar se ele está disponível pra registro. O órgão que cuida dos registros de nomes de empresas é o INPI.

Muitos advogados e empresas trabalham com esse serviço e orientam novas empresas nesse momento inicial. Mas acaba que muitas empresas não dão bola, ou não querem investir.

 

3. É uma empresa, um produto, uma marca, um serviço?

Nós criamos marcas para todos os fins. E isso é muito importante para orientar o item 2. Se for uma marca ou produto que será divulgada em todo o Brasil, com alto investimento em comunicação, é essencial que o nome seja registrado, e também a marca gráfica.

Imagine investir em uma marca, que precise de uma quantidade expressiva de materiais de comunicação, rótulos, embalagens, e depois ser copiado? Ou obrigado a mudar o nome? Pense nisso 🙂

 

3. Como vai ser registrado o site? E quais serão os usuários do Instagram e Facebook?

Muitos domínios de site já foram criados e não estão disponíveis. Então isso limita bastante na hora de definir qual será o domínio do site. Em temos de marketing digital, ter um domínio próprio e personalizado com a sua marca demonstra profissionalismo. Mesmo que você não invista em um site em um primeiro momento, você precisará de e-mails para se comunicar com os seus clientes, não é mesmo?

Da mesma forma, pense nos logins para Instagram e Facebook. Sempre orientamos que sejam os mesmos endereços (site, ig, face), pra facilitar a comunicação para o cliente.

No nosso caso, por exemplo, o site é www.nicoassessoria.com.br e os logins são sempre /nicoassessoria. Por ser um apelido que vem de um nome próprio comumente em uso por outras pessoas e empresas, não foi possível utilizarmos somente “nico”. Então, optamos por usar um “tagline”, que transmite o que é o nosso serviço, “assessoria”.

 


 

Pensar em nomes de empresas nunca é tarefa fácil. Mas nós podemos te ajudar! Assessoramos empresas a definirem sua estratégia de naming, a registrarem suas marcas e também a registrarem sites, e-mails personalizados e logins de redes sociais. Vamos adorar te auxiliar no seu negócio!

 

Falem com a gente 🙂

Envie um e-mail para contato@nicoassessoria.com.br

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