O que você precisa saber na hora de contratar uma agência, assessoria ou consultoria de marketing digital e design thinking

Pensar o marketing digital de uma empresa é um assunto que gera muitas dúvidas e dilemas:

  • Quanto devo investir?
  • Por onde devo começar?
  • O que devo fazer?
  • Devo investir em um site ou em redes sociais?
  • Devo contratar uma agência ou um consultor? Preciso de um funcionário ou profissional de marketing para executar as ações?

 

Muitas empresas optam por contratar Agências, Assessorias ou Consultorias de Marketing e Comunicação. Mas qual a diferença entre um e outro? E qual o mais indicado para a sua empresa? Neste post eu compartilho as minhas opiniões sobre o tema, e explico porque, após 10 anos de atuação, optei por transformar a minha empresa em uma Assessoria.

 

Diferenças entre agência, assessoria ou consultoria

Na minha visão, uma empresa que se define como agência geralmente está vinculada à execução. É um termo muito comum na área da comunicação (Publicidade e Propaganda). É claro que nem todas as agências são iguais, mas no geral, as agências não se envolvem com a estratégia do negócio do cliente – do ponto de vista macro – tendências de negócio, produtos, precificação. Elas recebem o “briefing” de comunicação e o executam. Outra observação é que as agências concentram-se em áreas – ou são digital, ou são de endomarketing, ou são “tradicionais”. Há também agências de design, que executam peças gráficas. E há uma infinidade de outras nomenclaturas, termos e possibilidades de serviços. Mas, de maneira geral, a agência é um agente externo.

Em contrapartida, o consultor tem uma visão macro, da estratégia do negócio, mas não executa. Ele aponta soluções, mas a execução fica à cargo do cliente. Geralmente este trabalho é pontual. O cliente contrata o consultor, ele faz as análises, aponta direções, e finaliza o seu trabalho com a entrega um plano de execução. É muito comum que consultores de marketing entreguem “Planos de Marketing”.

Já o assessor efetivamente coloca a “mão na massa”. O termo assessoria é muito utilizado para Assessoria de Imprensa, onde o profissional de relações públicas, pensa a estratégia de relacionamento da empresa e executa diversas ações com os públicos de interesses. Ou seja, a entrega é tanto teórica quanto prática. É um mix entre agência e consultoria.

 

Porque uma assessoria multidisciplinar – que une marketing, design e estratégia é o mais indicado para a sua empresa

Trabalhando no mercado do marketing e comunicação há mais de 10 anos e já fiz de tudo um pouco. Já atuei como agência, sendo uma parceira externa do cliente para executar projetos, e também como consultora, entendendo os dilemas da empresa e passando orientações.

Hoje entendo que é muito difícil de alcançar resultados se a equipe interna (gestores, vendedores) não estiver envolvida diretamente nos projetos e que a dependência de um agente externo, que se envolve em partes na estratégia da empresa, não é o mais interessante para um gestor, pois não gera o tipo de mudança e transformação necessária para alcançar bons resultados.

É claro que este insight me tomou muitos anos de prática, e envolveu sucessos e fracassos.

Outro ponto importante foi a minha aproximação com o design. Diferente do marketing – que é pautado por processos de início, meio e fim, planos e objetivos para 12 meses (Plano de Marketing) e 5 anos (Planejamento Estratégico), o processo de design (Design Estratégico ou Design Thinking) é constante. É multidisciplinar. É interno. É externo. E o objetivo principal é gerar aprendizados e mudanças internas pra assim construir junto com o agente externo, transformação e inovação.

 

Por isso, optei por reposicionar o meu negócio. Hoje somos Nico – Assessoria de Design e Estratégia.

Nós envolvemos o nosso cliente em todos os processos. A gente executa, acompanha e aprende, e com isso, geramos conhecimento para poder transmitir ao cliente e ele poder executar.

O meu principal objetivo hoje com a minha assessoria, é poder compartilhar o que aprendi – e ainda aprendo, ao longo da minha trajetória com meus clientes e gerar transformação nos seus processos e formas de fazer. Só assim acredito que as empresas possam inovar, gerar valor para seus negócios e alcançar resultados sustentáveis – constantes, independentes da atuação de um agente interno. 

É claro que esse posicionamento varia de acordo com o perfil do cliente.

Alguns clientes – com equipes mais enxutas, optam por contratar um serviço mais completo, o que envolve mais execução da minha equipe.

Outros, que possuem equipes internas, buscam orientação para capacitarem seus funcionários para realizarem as ações de marketing. Nesses casos, entregarmos um projeto mais estratégico e acompanharmos mensalmente os resultados.

 

Como a Nico pode assessorar a sua empresa de moda e beleza

1. Diagnosticar problemas

Um dos principais papéis de uma consultoria de marketing é diagnosticar os principais problemas do cenário atual de uma empresa. Para isso, realizamos uma série de processos que variam de acordo com os objetivos e dilemas de cada cliente. O objetivo é identificar, através da análise SWOT, os pontos fortes e fracos, e encontrar oportunidades de melhoria para o negócio.

Esta fase é de imersão, para entendimento e compreensão do negócio, a partir da perspectiva do marketing e design estratégico.

Análise interna detalhada: mix de produtos, serviços, preço, processos, experiência, comunicação.

Análise externa: mercado, influenciadores, benchmarking, público-alvo, stakeholders.

 

Análise comunicação e marketing digital:

  • Analisar os pontos de contato online que a empresa tem com seu potencial cliente (site, redes sociais, blog, email etc.).
  • Análise Identidade Visual: Como está a imagem da empresa? Está condizente com o posicionamento pretendido?
  • Análise Presença Digital: Como é a presença do negócio na internet? Está alinhada com o público-alvo pretendido? É atualizada com frequência? Quais são os processos?
  • Análise Google: Como é a posição da empresa em Google? Possui as ferramentas necessárias? O site é responsivo? O site possui estratégias de SEO?
  • Análise Redes Sociais: Em quais mídias a empresa investe? Está de acordo com os resultados pretendidos? Qual o investimento em Ads? Quais são as redes?

2. Ter novas ideias e inovar

É o momento de criatividade. Nesta etapa atuamos em conjunto com a equipe interna, utilizando diversas ferramentas de design thinking – realizando workshops de codesign para a geração de novas ideias e insights de projeto. É o momento de sair da caixa e pensar diferente: por que não?

 

3. Planejar e direcionar

Fazer um planejamento é entender as etapas 1 e 2, organizar as informações e definir metas e objetivos. A partir disso, pensamos nas ações, nos caminhos que deverão ser percorridos, nos orçamentos, nos responsáveis por cada etapa, etc. Nesta etapa nós entregamos um cronograma com prazos bem definidos, detalhamento das ações e indicamos a melhor forma de executar cada item.

 

4. Executar e implementar 

A etapa de execução pode ser interna (você e sua equipe executam) ou externa (a gente direcionar, coordena e executa 🙂 ). Se você possui funcionários e deseja capacitá-los, a gente orienta, treina e direcionar. Esse processo pode durar 3 ou 6 meses. Ao final do processo, sua empresa já terá adquirido o conhecimento para seguir sozinha.

 

 

5. Acompanhar os resultados

Esta etapa é fundamental e indicamos para todos os clientes. Reuniões mensais para acompanhar os resultados, ou eventuais. O importante é contar com a gente para entender como está indo todo o processo e onde mais podemos assessorar o negócio.

Principais métricas: Número de Seguidores, Impressão, Alcance, Posição no Google, Google Analytics, Análise SEO, etc.

 

Nossa equipe está à disposição para conversar e encontrar a maneira de atender a sua empresa e te ajudar a conquistar melhores resultados.

 


Nicole Simonato é Publicitária e especialista em Marketing e em Marketing de Moda pela ESPM-Sul. Há mais de 10 anos atua como consultora de marketing, comunicação e design estratégico para empresas de moda, beleza, design e também para profissionais autônomos que buscam estratégias de marketing pessoal.

Keep in touch:

nicole@nicoassessoria.com.br

+55 11 3280-5845 | +55 51 99257-5845

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