Mentoria de Criatividade, Inovação, Marketing, Comunicação, Design para empreendedores e profissionais autônomos

 

No mês passado, finalizei um curso de uma semana sobre redes sociais na ESPM. Era um curso direcionado pra moda, e ali tinham muitos dos perfis que já atendi ao longo desses 10 anos de carreira. Ao final de uma das aulas, uma das alunas perguntou: “Você faz mentoria?”. E eu pensei: “Por que nunca pensei isto antes?”.

Refletindo sobre isso, entendi que como profissional criativa, multitask e mutlidisciplinar, minhas formas de trabalho devem ser também “multi”, customizadas conforme a necessidade de cada cliente: posso entregar projetos pontuais, consultorias, assessorias e também mentoria. E o melhor: pra clientes de qualquer lugar do Brasil e do mundo!

Em 10 anos de atuação, vi e vivi muita coisa que terei o maior prazer em compartilhar! Foram inúmeros cursos e eventos, uma busca incansável pelo conhecimento (especializações, graduação, pós-graduação, mestrado) e mais de 80 clientes atendidos para os mais variados perfis e mercados.

No meu trabalho como mentoria posso ajudar e inspirar empresas e profissionais a reorganizarem e transformarem suas vidas e negócios, através de um processo de aprendizagem e mudança de mindset.

Meu principal objetivo é compartilhar o que aprendi – e ainda aprendo, ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional e transformar formas de pensar e fazer. Só assim acredito que as empresas possam inovar, gerar valor para seus negócios e alcançar resultados sustentáveis e constantes. Aprendendo a como fazer.

 

E o que é Mentoria // Mentoring?

Mentoring é o processo de aprendizagem customizado que varia de acordo com os objetivos de cada empreendedor e negócio. O objetivo é motivar a reflexão constante sobre diversos temas e fazer com que o profissional tenha uma visão ampliada sobre o seu negócio e aprenda a como colocar as ideias em prática.

O formato de trabalho é por hora, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

 

Por que devo contratar uma Mentoria?

Dúvidas são comuns no processo de qualquer negócio, em qualquer estágio.

  • Novos empreendedores não sabem por onde começar
  • Empreendedores mais maduros não sabem como inovar
  • Empreendedores muitas vezes não têm com quem trocar ideias e conversar

O que percebo é que muitos empreendedores se envolvem tanto com a rotina do negócio que são carentes de inspiração sobre marketing, design, comunicação e digital.

 

A minha mentoria buscará inspirar!

Diagnosticar possíveis problemas do negócio, atuar de forma focada em pontos específicos ou mesmo traçando novas estratégias e criatividade.

A mentoria é ideal para profissionais e empresários que desejam orientações sobre o que e como fazer. Este formato de trabalho pode ser presencial ou online, e a execução é por conta do cliente. O número de horas pode variar de acordo com cada projeto e com a verba do cliente.

  1. Diagnóstico: entendimento do problema
  2. Planejamento: direcionamento e soluções
  3. Acompanhamento

 

 

Como posso ajudar a sua empresa através da minha mentoria

1. Diagnosticar problemas

Um dos principais papéis da mentoria é diagnosticar os principais problemas do cenário de uma empresa. Para isso, realizamos uma série de processos que variam de acordo com os objetivos e dilemas de cada cliente. O objetivo é identificar, através da análise SWOT, os pontos fortes e fracos, e encontrar oportunidades de melhoria para o negócio.

Esta fase é de imersão, para entendimento e compreensão do negócio, a partir da perspectiva do marketing e design estratégico.

Análise interna detalhada: mix de produtos, serviços, preço, processos, experiência, comunicação.

Análise externa: mercado, influenciadores, benchmarking, público-alvo, stakeholders.

 

A análise de comunicação e marketing pode envolver:

  • Analisar os pontos de contato online que a empresa tem com seu potencial cliente (site, redes sociais, blog, email etc.).
  • Análise Identidade Visual: Como está a imagem da empresa? Está condizente com o posicionamento pretendido?
  • Análise Presença Digital: Como é a presença do negócio na internet? Está alinhada com o público-alvo pretendido? É atualizada com frequência? Quais são os processos?
  • Análise Google: Como é a posição da empresa em Google? Possui as ferramentas necessárias? O site é responsivo? O site possui estratégias de SEO?
  • Análise Redes Sociais: Em quais mídias a empresa investe? Está de acordo com os resultados pretendidos? Qual o investimento em Ads? Quais são as redes?

2. Ter novas ideias e inovar

É o momento de criatividade. Nesta etapa atuamos em conjunto, utilizando diversas ferramentas de design thinking – realizando workshops de codesign para a geração de novas ideias e insights de projeto. É o momento de sair da caixa e pensar diferente: por que não?

 

3. Planejar e direcionar

Fazer um planejamento é entender as etapas 1 e 2, organizar as informações e definir metas e objetivos. A partir disso, pensamos nas ações, nos caminhos que deverão ser percorridos, nos orçamentos, nos responsáveis por cada etapa, etc. Nesta etapa nós entregamos um cronograma com prazos bem definidos, detalhamento das ações e indicamos a melhor forma de executar cada item.

 

5. Acompanhar os resultados

Esta etapa é fundamental e indicamos para todos os clientes. Reuniões mensais para acompanhar os resultados, ou eventuais. O importante é contar com a gente para entender como está indo todo o processo e onde mais podemos assessorar o negócio.

Principais métricas: Número de Seguidores, Impressão, Alcance, Posição no Google, Google Analytics, Análise SEO, etc.

 

Estou à disposição para conversar e encontrar a melhor forma de te ajudar!

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